Tesouro por tras das nuvens?

SESSÃO CIDADÃ
Série Mulheres na Ciência - Tema:
A Astrofísica e a Origem dos Átomos e Moléculas

29/03/2020 às 15h | Livre*

Parque lbirapuera | Av. Pedro Álvares Cabral | São Paulo – SP
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul)
Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.

INGRESSO

Entrada Franca - Garanta o seu ingresso antecipado!

 

Numa bela tarde depois de uma aula de química, um jovem roqueiro percebeu que o átomo de ferro presente no aço - que está nas cordas de sua guitarra – deve ser o mesmo ferro presente nas células de seu sangue. Essa ideia despertou nele a curiosidade sobre a origem desse elemento químico. Certamente a resposta mais imediata é a do minério de ferro, que se encontra no interior da Terra. Mas como o átomo de ferro foi formado? E como se instalou por aqui? Para desvendar esse mistério, o roqueiro precisou chegar nas origens da própria Terra. A Terra, assim como nosso sistema planetário, foi formada junto com o Sol, a nossa estrela. E o Sol, por sua vez, foi formado a partir de uma nuvem interestelar que continha todos os ingredientes necessários para gerar o sistema solar. Antes de entender como o ferro foi parar na nuvem-mãe (o berçário estelar do Sol), é necessário aprender como se formam os elementos químicos mais simples. Para isso, o roqueiro precisou viajar, durante sua jornada de descobertas, para dentro do próprio Sol, onde ocorrem reações termonucleares que, além de nos fornecer a energia necessária para a vida, produz átomos mais pesados a partir de átomos mais leves por meio da fusão nuclear. Nessa palestra serão apresentados os conceitos básicos relacionados com os vídeos “Rockstar e a Origem do Metal” e Rockstar e o mistério da água", abordando os processos de evolução estelar que marcam os estágios de nascimento, vida e morte das estrelas. A astrofísica explica a origem dos átomos e a presença das moléculas no Universo.

Facilitação e coordenação: Jane Gregório Hetem (IAG/USP) Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutorado pelo Centre d´Études de Saclay/Service d´Astrophysique (França, 1995) e livre-docência pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP, 2003). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo, tendo sido coordenadora do Bacharelado em Astronomia (2013-2017), chefe do Departamento de Astronomia (2008-2012) e presidente da Comissão de Graduação do IAG/USP (2004-2008) do IAG/USP. Docente com credenciamento no programa de pós-graduação em Astronomia do IAG/USP e no Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia do IAG/USP. Foi membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira, atuando como secretária-geral (1999-2000) e vice-presidente (2001-2002). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação estelar, nuvens moleculares, estrelas pré-sequência principal, discos protoestelares, e aglomerados jovens.

Duração: 60 minutos.

*Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 10 anos.

Mais informações sobre o Planetario, acesse: Prefeitura SP ou Facebook/PlanetariosSP

Comparecer com 30 minutos de antecedência do início da sessão, mais informações abaixo:

RECOMENDAÇÕES E INFORMAÇÕES GERAIS

 

AGENDAMENTO GRUPO: apenas para sessões de terça a sexta-feira, conforme disponibilidade vagas. Para ser considerado agendamento de grupo deverá ter no mínimo 20 participantes e no máximo 100 por instituição.
Mais informações clique aqui!

BILHETERIA

Planetário do Ibirapuera
Parque lbirapuera | Av. Pedro Álvares Cabral | São Paulo – SP
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul) Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
Horário: 9h até as 18h

COMPARTILHE

Facebook

Twitter

Google +

Whatsapp

Compartilhe